Mulher ObesidadeA obesidade é uma doença que trata do acúmulo de gordura no corpo de forma exagerada que associada com outros problemas de saúde pode causar efeitos nocivos às pessoas. A obesidade pode ser o resultado de um caráter genético, do seu ambiente e hábitos, seu ambiente familiar, cultural ou socioeconômico.

O peso excessivo geralmente está associado a grande ingestão de alimentos que não contribuem para a boa saúde e o baixo gasto energético, que pode também ser associado com problemas genéticos ou endócrinos.

Os pacientes obesos podem ter limitações no movimento, probabilidade de contaminação com fungos ou ter infecções da pele devido às dobras que se formam com a gordura, a sobrecarga exercida sobre a coluna (podendo causar uma artrose), problemas com varizes, dentre outros.

Obesidade Mórbida

É considerado um obeso mórbido as pessoas que possuem um índice de massa corporal acima de 40. A doença pode causar e agravar diversos problemas de saúde como infarto no coração, hipertensão, hérnias, varizes nas pernas, etc. O excesso de peso pode causar problemas respiratórios e do sono.

Tratamento da Obesidade

Para tratar a obesidade, deve-se ter a junção de fatores como a reeducação alimentar, atividade física e caso seja necessário, a utilização de medicamentos receitados por médicos. Há casos em que se faz necessário o auxílio de um psiquiatra ou psicólogo.

A reeducação alimentar pode ser alcançada obtendo dicas de alimentação com um nutricionista e reduzindo o consumo de calorias diárias pelo paciente. O procedimento mais utilizado é a dieta hipocalórica balanceada, em que o paciente recebe uma dieta calculada com base em uma quantidade de calorias que dependem da atividade física que ele irá exercer. Os alimentos são distribuídos de 5 a 6 vezes ao dia.

Dietas mais restritivas com o consumo de menos de 1000 calorias diárias não são recomendadas. As dietas que utilizam somente líquidos ou frutas também não devem ser utilizadas, por gerarem muitos problemas. Além da alimentação saudável, o paciente deve praticar atividade física, pois isso ajuda na melhora do rendimento quando associado à uma dieta saudável. Os exercícios físicos possuem diversos benefícios como: a diminuição do apetite, melhora no bem-estar, aumento na ação da insulina, etc.

A utilização de medicamentos como auxílio no tratamento contra obesidade deve ser feita com cuidado. Alguns desses medicamentos podem trazer em sua composição, efeitos colaterais nocivos ao paciente. Sendo assim, somente deve ser utilizado qualquer medicamento com a avaliação criteriosa de um médico. Porém, em sua maioria, esses remédios não possuem recomendação científica e devem ser analisadas para que o paciente não sofra consequências mais sérias.

Mulher MalhandoABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica

Criada em 1986, é uma entidade que reúne cerca de 500 profissionais que estão relacionados com o tratamento de distúrbios alimentares, síndrome metabólica e tratamento da obesidade. São eles: nutricionistas, cirurgiões, psicólogos, psiquiatras, endocrinologistas, etc.

Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCB)

Sociedade fundada em 1999 por três médicos. Tem como principais obrjetivos a troca de informações sobre a doença, os problemas no Sistema Único de Saúde (SUS), o apoio a organzações relacionadas a cirurgia bariátrica, divulgação de dados sobre essa cirurgia, dentre outros.

IMC

É o Índice de Massa Corporal. Utilizado para medir o grau de obesidade de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O cálculo é feito dividindo o peso corporal pela altura ao quadrado. É um método que não é aplicável em crianças e não é um bom parâmetro para pessoas musculosas, pois eles podem apresentar um IMC alto e não serem obesos. Mas, mesmo assim, existe o cálculo do IMC infantil.

 

 

 

IMC abaixo de 18,5  -> Subnutrição

IMC entre 18,6 e 24,9 -> Peso Saudável

IMC entre 25,0 e 29,9 -> Sobrepeso (pré-obesidade)

IMC entre 30,0 e 34,9 -> Obesidade grau 1

IMC entre 35,0 e 39,9 -> Obesidade grau 2

IMC acima de 40 -> Obesidade grau 3 (Mórbida)